Smart home: tire as suas principais dúvidas sobre a casa inteligente!

panqueca2
Como fazer Panqueca?
13 de janeiro de 2021
polenta
Receita de Polenta cremosa
13 de janeiro de 2021

Smart home: tire as suas principais dúvidas sobre a casa inteligente!

smartlock2
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

A casa inteligente consegue realizar várias tarefas cotidianas automaticamente, com a ajuda da tecnologia. Saiba como ter uma smart home!

Viver em uma casa bonita, confortável e automatizada, que se administre praticamente sozinha, é o sonho de muita gente. A ideia que parece saída de um filme ou desenho futurista já é realidade com as chamadas smart home ou casa inteligente.

São espaços que prezam pela automação, praticidade e oferecem muito mais facilidades para os seus moradores. É possível acender as luzes com um comando de voz, programar a cafeteira para garantir o seu café da manhã na hora que você acorda ou ainda controlar câmeras de segurança pelo seu smartphone.

Essas são casas com funções que proporcionam não só conforto e praticidade, mas também segurança, lazer e economia — já que sistemas inteligentes apagam a luz se você esquecer alguma acesa, por exemplo.

Se você gostou da ideia e quer saber como automatizar as funcionalidades de uma casa, continue lendo este guia e entenda tudo sobre o assunto.
O que é uma casa inteligente?

Casa inteligente é aquela que trabalha com o conceito de automação e tecnologia para uma série de funções que promovem a praticidade e autonomia dos moradores daquele local. É como se você estivesse transferindo as funções que está acostumado a fazer na sua casa para uma terceira pessoa. Só que, nesse caso, a “pessoa” é a tecnologia.

Apesar de ainda parecer uma coisa futurista, a domótica — termo que vem da fusão da palavra “Domus”, casa, com “Robótica”, que está ligada ao ato de automatizar —, já existe há pelo menos 30 anos.

As referências de casas automatizadas surgiram na França, na década de 1980, quando se pretendia controlar iluminação, questões de segurança e condições climáticas. Tudo de forma interligada. Mas a popularização das casas inteligentes é recente. Só há 20 anos — com a expansão e melhoria dos serviços de internet —, que o sistema realmente expandiu o seu mercado.

De lá para cá, os sistemas e a conectividade só aumentaram, e novos componentes foram adicionados a essa lista. O preço e a usabilidade das ferramentas também melhoraram e se tornaram mais comuns. Aliás, especialistas no setor arriscam a dizer que, no futuro, todas as casas serão automatizadas.

Atualmente, a realidade funcional e autônoma já permite acender e apagar luzes de forma programada, abrir e fechar portas com impressão digital ou controlar a temperatura da água de uma banheira remotamente.

A ferramenta fundamental para que esses equipamentos sejam operados individualmente ou conectados entre si é a internet, juntamente a um sinal de Wi-Fi poderoso. Para ser considerada uma “smart home”, a casa precisa ter, no mínimo, dois equipamentos inteligentes, como geladeiras, smart TVs com acesso à internet, além de sistemas automatizados de alarmes, climatização e iluminação. Cerca de 2% das casas brasileiras já se encaixam nesse perfil.
Quais são as tendências e as tecnologias envolvidas?

Na hora de tornar uma casa inteligente, as pessoas costumam recorrer a soluções que primam por reforçar a segurança, a eficiência/economia e, por fim, melhorar a experiência como um todo de quem vive ali.

Os sistemas usados nessas casas devem ser simples e intuitivos na hora de controlar. Afinal, não faz sentido ter uma smart home com um sistema complexo. As interfaces devem ser amigáveis, com comandos simples, possibilitando o acionamento de funções de forma imediata ou que possam ser programadas com antecedência para acontecerem sempre no mesmo horário todos os dias.

As tecnologias disponíveis no mercado atualmente oferecem controle via aplicativo em um celular ou tablet e por comando de voz. Veja agora os equipamentos mais procurados nas funções mencionadas.

Segurança:

  • sensores de presença;
  • alarmes;
  • sensores de monitoramento;
  • sensores que permitem o fechamento e a abertura de janelas;
  • fechaduras com impressão digital/biometria;
  • câmeras 360º.
  • Eficiência/Economia:
  • lâmpadas de acendimento automático via Wi-Fi;
  • controle universal que permite ligar e desligar aparelhos;
  • plugs que monitoram o consumo de energia elétrica.
  • Experiência/Lazer:
  • controles remotos que conectam TVs, home theater, aparelhos de som;
  • controle de intensidade da luz;
  • controle de abertura e fechamento de persianas.

Quais são os dispositivos indicados para esse tipo de casa?

Já listamos alguns equipamentos que contribuem para esse ambiente mais tecnológico. Agora vamos detalhar as suas funções e apresentar outras novidades. Confira!
Segurança

O principal chamariz nesse setor diz respeito aos equipamentos que prometem aumentar a segurança da sua casa. É possível, por exemplo, determinar horários em que as fechaduras vão ser ativadas ou que as câmeras começarão a gravar.

Existem sistemas mais complexos capazes, inclusive, de identificar quem entrou na casa e por quanto tempo permaneceu no lugar. Ainda é possível configurar dispositivos para avisar, por e-mail, quando as luzes foram ligadas em sua ausência ou se alguém violou algum dispositivo de segurança.

Todos esses equipamentos podem ser configurados juntos ou em separado, de diferentes formas. Veja algumas opções.

Câmeras

Além dos sensores, você pode aumentar a sua segurança com a instalação de câmeras que permitem visão em infravermelho, gravação remota, direcionamento da lente e rotação em 360º, ou seja, para nada escapar do seu olhar. O controle acontece totalmente via aplicativo.

Controle de portão de garagem

Outro ponto sensível da segurança de uma casa é o portão da garagem, que pode possibilitar surpresas desagradáveis se demorar muito para ser aberto.

Já existe no mercado um portão elétrico — controlado por Wi-Fi e aplicativo próprio —, que pode ser acionado pelo celular, evitando que o usuário tenha que sair do carro para fazê-lo. Ele pode ainda fazer esse acionamento a uma certa distância para que possa entrar imediatamente em casa, sem ter que esperar abertura do lado de fora e se expor ao perigo.

Fechadura biométrica

Esqueça as chaves e a possibilidade de qualquer pessoa entrar na sua casa de posse delas. Que tal uma fechadura por controle biométrico? Que só vai abrir e fechar mediante a leitura da impressão digital dos moradores da casa?

Esse é um equipamento bastante procurado, e o mercado já oferece diversos modelos com preços variando de acordo com design e modelo. Em alguns tipos, é possível agendar autorizações de acesso e bloquear ou desbloquear a porta com uma chave interativa, controle remoto ou senha digital.

Iluminação

Sistemas de iluminação inteligentes funcionam com lâmpadas especiais, que podem ser controladas por meio de um aplicativo para smartphone. Além da função de ligar e desligar programáveis, elas oferecem a opção de dimerização, em que a intensidade da luz e o controle das cores emitidas podem ser regulados — esse tipo de lâmpada consegue emitir até 16 milhões de cores diferentes.

Outra vantagem de instalar esse tipo de sistema é a economia, que é de 80% se comparada ao consumo de energia de lâmpadas tradicionais.

Sensor de vazamento de água e consumo

Se você se preocupa com a economia de energia elétrica, que tal fazer o mesmo com a água? Além da economia financeira, a preocupação envolve questões ecológicas que têm respaldo na automação. Já existem sensores capazes de detectar vazamentos de água, emitir um alarme e desligar automaticamente o registro diante de alguma anormalidade. Esses sensores são instalados nos canos ou próximos a áreas sensíveis, como banheiros, lava-louças, máquina de lavar, entre outros.

Outro benefício desse tipo de equipamento é dar um direcionamento na hora de consertar o problema e evitar quebra-quebra desnecessário. Os sensores funcionam ainda para monitorar o consumo de água de uma casa ou a quantidade consumida em locais específicos.

Veja outras soluções:

  • sensor de fumaça;
  • medidor da qualidade do ar;
  • chuveiros inteligentes;
  • lareiras;
  • irrigação de plantas.
  • Conforto e lazer

Quando o assunto é conforto e lazer, o céu é o limite para quem deseja automatizar desde funções simples, como fazer um cafezinho, até mais elaboradas, como programar a temperatura da água do seu banho de banheira.

Você pode optar por um sistema integrado, que controle vários equipamentos ao mesmo tempo (com ativação de eletrodomésticos, programação de cafeteira, torradeira e ar-condicionado) ou fazer a compra de aparelhos inteligentes e que realizem a função sozinhos.

Cama do futuro

Que tal se deitar em uma cama que ajusta o nível de firmeza do colchão, levanta a cabeceira e ainda monitora os detalhes do seu sono, da sua respiração e dos seus padrões de movimento, para se adaptar e recomendar hábitos para melhorar a noite do usuário?

Sim! Essa belezinha já existe e ainda oferece um sistema de iluminação embaixo dela para você nunca mais bater o dedinho no pé da cama no escuro.

Banheira

Se você quiser bem mais do que uma banheira que encha e aqueça a sua água sozinha, saiba que o mercado oferece ainda modelos com dosador de essência de banho, painel digital para controle da temperatura, mecanismo de autolimpeza e memória que armazena as preferências do usuário.

Existe ainda o acionamento remoto pelo celular, para o seu banho estar prontinho assim que chegar em casa, e o desligamento automático, para o caso de inatividade.

Geladeira

Esse eletrodoméstico inteligente ajuda o seu dono a se alimentar melhor, organiza as refeições e avisa sobre itens que estão faltando, gerando uma lista de compras automática no seu smartphone.

Ela também sugere cardápios saudáveis conforme o perfil de cada usuário ou receitas de acordo com os ingredientes disponíveis dentro dela, para você nunca mais ficar em dúvida sobre o jantar.

Aspirador de pó

Esqueça a velha vassoura. Agora já é possível sentar e observar um aspirador de pó limpando o seu chão sozinho e, no caso de alguns modelos, passar pano e até limpar tapetes.

Os equipamentos são programáveis de acordo com o piso ou a necessidade do usuário (limpeza a seco, úmida, retirar pelos de animais). Eles ainda detectam desníveis na casa e fazem limpeza de cantos.

Aparelho contra mofo

Se o lugar em que você mora é muito úmido e você trava uma batalha frequente contra o mofo, talvez seja hora de recorrer a esse aparelho para ganhar a guerra. Do tamanho de um mouse de computador, ele monitora a umidade do ambiente, emite alerta para vazamentos e formação de mofo — para você agir antes de o problema começar —, além de ficar de olho na temperatura. Ótimo investimento para manter na sua casa.
Home theater, som ambiente e videogame

No quesito lazer, um dos primeiros lugares em que a automação chega em uma casa é na sala. As smarts TVs trouxeram o conceito inteligente para quem quer alinhar a experiência de assistir TV aberta ou a cabo aos serviços de streaming. Os sistemas de home theaters aperfeiçoaram essa experiência com equipamentos de áudio e vídeo.

Com um toque, você liga tudo ou controla individualmente cada aparelho. É possível escolher, por exemplo, o som ambiente de uma área específica, regular o volume e o que mais desejar, sem tem que estar ao lado do equipamento.

Você pode sincronizar home theater com climatização, iluminação, cortinas e persianas, e trazer o clima de cinema para a sua casa. Esse espaço pode receber a conexão de videogames de última geração, com consoles ou centrais de mídia, para melhorar a experiência do usuário também na hora de jogar.

Jardim inteligente

Se você mora em uma casa inteligente e tem um jardim, por que não automatizá-lo? Saiba que dispositivos inteligentes também já foram pensados para esse ambiente. Você já pode contar, por exemplo, com sistemas de irrigação automáticos, que são programados ou acionados de acordo com as condições climáticas apuradas pelo equipamento.

Caso tenha um gramado que dá trabalho para cuidar, esqueça essa tarefa e lance mão de um cortador de grama automático. Ele pode ser programado para realizar a tarefa em determinado dia da semana, mesmo sem ninguém em casa e sem oferecer perigo para crianças ou animais de estimação. O aparelho apresenta um ruído mínimo.

Quais são as principais vantagens e desvantagens da casa inteligente?

Em um primeiro momento, a criação de uma casa automatizada pode parecer um luxo caro. Mas os benefícios da automação e a economia que se faz a longo prazo (de tempo e de dinheiro) compensam esse investimento, que é a tendência do futuro. É possível ter muito mais tempo para conviver em família, descansar ou aplicar em outro tipo de atividade.

Os recursos inteligentes mais adquiridos no mercado são os que prezam pela defesa da casa dos usuários. A tecnologia é capaz de prever e se antecipar a possíveis falhas na segurança do seu imóvel e tornar o ambiente em que sua família vive mais controlado. Além disso, investir em segurança nunca é demais.

É também o adeus ao festival de luzes acesas pela casa sem motivo, da sala molhada pela chuva porque alguém não se lembrou de fechar a janela ao sair, ou daquele susto na conta de luz porque alguém esqueceu o ar-condicionado ligado. Com uma casa inteligente, tudo pode ser medido, pensado, controlado à distância, sem tempo para desperdícios.

No que diz respeito aos itens que simplificam as tarefas domésticas, por que não investir em algo que vai poupar tempo? Ou escolher um aparelho que vai aumentar o bem-estar da sua família, como um sistema integrado de TV e som, ou que automatize o seu café da manhã?

Além dos investimentos em segurança e bem-estar, uma smart home ganha valor de mercado na hora de ser vendida, já que algumas mudanças se dão na estrutura da casa, como no caso de portões de garagem, sistemas de luz, entre outros.

Outra vantagem é que a automação prevê necessidades. Os equipamentos “aprendem” os hábitos dos seus donos e podem sugerir cardápios, oferecer a previsão do tempo e um resumo das principais notícias do dia.

No quesito desvantagem, quando se fala em automação, pode-se saber que, sim, você será refém da internet. Sem uma conexão Wi-Fi poderosa, os seus equipamentos vão falhar. Ou seja, uma conexão fora do ar significa que os seus dispositivos funcionarão apenas com o propósito básico. O seu super controle remoto vira só um equipamento para ligar e desligar a TV.

Na hora de instalar um projeto inteligente, também leve a internet em consideração. Instale ou reforce a sua conexão online e aproveite o melhor do mundo da automação.
Como criar um projeto de casa inteligente?

Se você está envolvido no projeto da construção de uma casa ou está pensando em reformá-la para deixar mais “smart”, veja agora algumas dicas para criar o seu projeto de casa inteligente.

A primeira coisa a fazer é levar em conta o perfil dos moradores, o seu estilo e o que eles pretendem ao tornar aquele espaço mais inteligente. Querem mais facilidade? Mais segurança? Alguns mimos?

Respondidas essas perguntas, chegou a hora de fazer a lista de prioridades para colocar o projeto em prática. Vale lembrar que, quando se trata de tecnologia, a reforma ou inclusão de certos dispositivos eletrônicos pode aumentar o custo do projeto, mas nada que impossibilite que certas facilidades estejam perto de qualquer pessoa.

O controle dos equipamentos é feito via smartphone ou tablets conectados a um sinal de Wi-Fi para que os equipamentos conversem entre si. Cada morador pode ter acesso ao sistema e acompanhar o funcionamento dos aparelhos da mesma forma. Desse modo, uma alteração no sistema permite notificar a todos sobre uma mudança na configuração de uma lâmpada smart, por exemplo.

Quanto custa automatizar uma casa?

Há algum tempo, quando se falava em casa inteligente, todos imaginavam que esse era um tipo de projeto voltado para famílias de classe alta. No entanto, com o avanço da tecnologia e uma maior disponibilidade de recursos e marcas no mercado, esse custo diminuiu.

Atualmente, já é possível fazer um projeto inteligente com cerca de R$10.000,00. Esse valor de investimento permite adquirir automatização do sistema de luzes, portas e janelas, fechadura biométrica e controle de campainha.

De acordo com dados da Aureside (Associação Brasileira de Automação Residencial), esse tipo de mercado tem crescimento estimado em 911,35% entre 2014 e 2020, em todo mundo. No Brasil, já existem 300 mil lares que contam com essa tecnologia, de acordo com a Revista PEGN.

Lembrando ainda que um projeto pensado antes ou durante a construção do imóvel tende a ser mais barato, visto que os espaços de pré-instalação já podem ser construídos evitando reformas em excesso no futuro. Para os casos em que isso não seja possível, existem as soluções cabeadas, sem fio e mistas. Essa diversidade ajuda a introdução da tecnologia em residências já construídas e diminuem bastante a necessidade de grandes obras.

Projetos mais abastados podem chegar a R$200.000,00 com a inclusão de dispositivos mais avançados e que oferecem mais luxos e facilidades.

Uma outra preocupação na hora de organizar um sistema inteligente é o da integração das plataformas. Caso contrário, a inteligência vai virar uma enorme confusão, com vários aplicativos no celular e uma trabalheira enorme para programar cada coisa. Isso sem falar no dispêndio, já que um mesmo equipamento pode realizar a função de outro.

Um exemplo disso acontece quando os subsistemas de circuito fechado de TV e de home theater não estão interligados. Isso obriga o morador a ter monitores para cada função, o que aumenta o custo da instalação do equipamento, da aquisição, da manutenção e até causa um maior consumo de energia.

Para evitar esse tipo de situação, na hora de automatizar a sua casa, é interessante recorrer à figura do “integrador de sistemas”, um profissional que analisa vontades e prioridades, projeta, instala e compatibiliza equipamentos e funções. Se a ideia é ser inteligente, o conceito tem que ser levado também para a hora da instalação do projeto.

Como vimos, a casa inteligente é a tendência do futuro, que já começou a chegar. Já é possível adotar alguns dispositivos que tornarão a sua casa mais automatizada sem a necessidade de grandes projetos ou somas de dinheiro.

Uma fechadura smart, um sistema integrado de iluminação ou portão de garagem inteligente já facilitam o dia a dia dos moradores de uma casa, trazem mais segurança e conforto.

Para quem quer ir além e montar uma casa completamente inteligente, já existem diversas empresas especializadas no assunto, que oferecem sistemas personalizados, de acordo com o que cada cliente deseja, ou pacotes fechados de automação residencial.

Fonte: Triider
https://www.triider.com.br/

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
ORÇAMENTO
× Clique e Fale por WhatsApp