Como organizar a casa: dicas gerais

desentupir2
Como desentupir Ralo?
13 de janeiro de 2021
panqueca2
Como fazer Panqueca?
13 de janeiro de 2021

Como organizar a casa: dicas gerais

ideias-organizar-casa
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Como organizar a casa: 20 dicas para manter a casa sempre arrumada

Saber como organizar a casa e mantê-la arrumada muitas vezes é uma tarefa que exige grande esforço, mas, uma vez que isso se torna um hábito e se consegue manter as coisas sempre nos seus devidos lugares, o acumulo de serviço acaba e não é mais preciso gastar um tempo desnecessário em tarefas que seriam simples.

É muito mais fácil já colocar a bolsa no cabideiro do que jogá-la em cima da cama e mais tarde ter que colocá-la no lugar certo, por exemplo. Pensando nisso, as personal organizers, Lígia Hironaka e Leticia Schiavon, proprietárias da Um Toque Organiza elaboraram algumas dicas para te ajudar. Confira:

Como organizar a casa: dicas gerais

Organizar a casa é um processo sequencial que funciona basicamente em criar uma rotina e definir os espaços dos objetos dentro da casa. Os que ainda possuem uso são organizados de forma harmoniosa, e os que não são mais utilizados são descartados. Dessa forma, é muito mais fácil manter o ambiente arrumado e poupar trabalho.

1. Otimize seus espaços
Cada cantinho da casa pode ser aproveitado e se transformar em um espaço funcional. É só planejar com calma e pensar em novas formas de utilizar espaços nem sempre explorados.

2. Defina o local de cada coisa
Quando cada coisa tem um lugar determinado a organização é simplificada. O necessário para manter a casa sempre em ordem, então, é respeitar os locais definidos por você e manter tudo onde deveria estar.

3. Guarde os objetos logo após o uso
Essa dica vai de encontro com a anterior: depois de usar, guarde as coisas no lugar. Essa lógica é simples, mas nem tão fácil de seguir todos os dias. Porém, com disciplina sua casa nunca vai ficar bagunçada!

4. Defina uma rotina de descarte de materiais
Se livrar daquilo que só ocupa espaço e junta poeira é uma ótima estratégia para organizar a casa. Além de te deixar com menos coisas para guardar e limpar, você abre espaço para coisas nova habitarem o seu lar!

5. Use e abuse de organizadores e rótulos
Compartimentar te ajuda tanto na hora de arrumar a casa quanto nos momentos do dia a dia em que você precisa encontrar, pegar e guardar as coisas.

Como organizar a cozinha
A dupla de personal organizers aponta que a organização é um processo cíclico, e a mesma ideia vale para a cozinha. “Na organização temos um ciclo: descartar, categorizar e organizar. Na cozinha, a dica é deixar os utensílios usados com mais frequência em lugares de fácil acesso, em armários e gavetas mais próximos ou não tão altos”, afirmam elas.

6. Otimize espaços
Quando o armário é muito alto, você acaba perdendo alguns espaços, usar prateleiras e ganchos te ajuda a aproveitar ao máximo cada cantinho.

7. Desapegue do que você não usa mais
Aqui é aquela hora de separar as coisas. O primeiro passo que você deve dar é o de selecionar o que não tem mais utilidade. Jogue fora, faça doações. O importante é você fique apenas com as coisas que realmente serão úteis.

8. Categorize as louças do armário
Coloque ao alcance das mãos as louças que você mais utiliza, e as que são usadas com pouca frequência deixe na parte mais alta do armário.

9. Use nichos e potes como organizadores de mantimentos
Além de ser uma opção mais compacta, você consegue saber exatamente onde os alimentos estão e quanto ainda tem de cada um.

10. Separe as panelas por tamanho e utilidade
As panelas normalmente vão embaixo da pia, por ser mais perto do fogão. Quando for guarda-las, separe por utilidade: as que você usa com frequência, melhor manter à frente, deixando de mais fácil acesso.

11. Rotule os alimentos
“O ideal é armazená-los em potes hermeticamente fechados, rotulados e com os devidos prazos de validade”, afirmam as organizadoras Lígia e Leticia.

12. Aposte em cestos e organizadores
Cestos e organizadores são a melhor forma de guardar as coisas, e isso vale para materiais de limpeza, alimentos e até a louça lavada na pia.

13. Invista em prateleiras e suportes de parede
As prateleiras e suportes de parede são uma forma fácil e prática de otimizar seu espaço. Neles, você pode pendurar panos de prato, guardar temperos e até deixar a louça escorrendo.

14. Use divisórias para os talheres
Guardar os talheres em divisórias é a fórmula perfeita. Você consegue mais visibilidade e mais facilidade no momento que for procurá-los na gaveta.

15. Potes transparentes para ter mais visibilidade
Utilize potes transparentes e de vidro para manter a geladeira mais prática, organizada e visualmente mais bonita. Além disso, se atentar para guardar os mantimentos de acordo com a temperatura para que eles tenham mais durabilidade é essencial.

16. Organize os potes plásticos por tamanho e separe-os das tampas
Para economizar espaço, guarde os potes um dentro do outro. Uma ótima ideia é armazenar as tampas verticalmente, porque facilita quando você for pegá-la sem que interrompa toda a pilha.

17. Guarde os eletrodomésticos em um mesmo lugar
Guardar os eletrodomésticos no mesmo lugar pode te ajudar a poupar tempo e deixar a cozinha organizada. Se o uso for diário, como liquidificador e torradeira, você pode armazená-los na bancada.

18. Guarde os panos de prato em rolinhos
Guardar os panos de prato em rolinhos deixa a gaveta mais harmônica, prática, e evita que as peças fiquem presas ao abrir a gaveta.

19. Organize os temperos em potes
São várias ideias úteis para armazenar temperos de forma prática. Customizar potinhos de vidro ou até mesmo colocar as especiarias em cestinhas são ótimas opções. A ideia mais criativa é colocá-los num quadro de ímã, assim você otimiza bem todos os espaços da sua cozinha.

20. Utilize cestinhas ou gavetas para guardar as coisas na geladeira
Cestinhas são super práticas para guardar os alimentos e retirá-los. Prefira as que tenham furinhos do lado – isso deixa entrar o ar frio – e categorize os alimentos parecidos. É bom também organizar os alimentos por ordem de validade, os que vão vencer primeiro ficam na frente para consumi-los mais rapidamente.


Fonte: https://www.tuacasa.com.br/
Escrito por Marianna Moreno
Atualizado em 30.11.20

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
ORÇAMENTO
× Clique e Fale por WhatsApp