Tipo de tinta contribui para uma boa pintura de portão

Pimenta caiena confere sabor aos pratos e benefícios à saúde
28 de agosto de 2015
Dica: Como organizar a geladeira (iG)
14 de setembro de 2015

Tipo de tinta contribui para uma boa pintura de portão

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Pintar um portão de ferro ou uma grade pode não parecer tarefa das mais difíceis. Afinal, pensando em um primeiro momento, basta pegar um pincel e espalhar a tinta pela superfície de metal. Mas não é bem assim. Uma série de cuidados, que vão desde a escolha do produto mais adequado até o horário em que a pintura será realizada, ajuda a garantir a qualidade do acabamento e a durabilidade do serviço.

Gilberto Vítor dos Santos, proprietário da Toque Final Pintura, explica que não é qualquer tipo de tinta que pode ser aplicada em metais. “A mais usada nesses casos é o esmalte sintético. Mas eu costumo recomendar a tinta automotiva, pois é mais resistente aos efeitos do sol e da chuva”, diz. De acordo com ele, o material usado em carros é até três vezes mais caro, mas dura cinco anos, enquanto o esmalte sintético resiste por menos de dois.

Na hora de colocar a mão na massa, algumas dicas podem ajudar na obtenção de um melhor resultado final. Para evitar o contato com resíduos da tinta e de outros produtos utilizados no processo, o especialista recomenda que a pessoa use óculos de proteção, luvas de borracha e uma máscara. Na sequência, a primeira coisa a se fazer é verificar se a superfície que vai ser trabalhada está enferrujada.

“Para tirar a ferrugem, deve-se passar uma escova de aço, e depois uma demão de anticorrosivo. Também é recomendável uma massa plástica para eliminar as frestas onde a água pode se acumular”, diz Frederico de Barros, proprietário da Star Space Pinturas.

É importante que todo esse processo seja feito no mesmo dia, pois se o impermeabilizante demorar para ser aplicado, a superfície de ferro pode acumular umidade e oxidar rapidamente. Gilberto aconselha ainda limpar o local com sabão neutro antes de pintar, para eliminar manchas de gordura, por exemplo, que podem influenciar o procedimento.

No caso de um portão, por se tratar de uma superfície bastante ampla, o mais indicado é aplicar a tinta por meio de um compressor. Mas se for usado o esmalte sintético, isso também pode ser feito usando um rolo de lã ou um pincel específico para esse produto. Antes de pintar, porém, é preciso espalhar uma demão de fundo, para que ela se fixe no metal.

Além disso, entre duas e três demãos são necessárias para um bom resultado final. Em cada uma delas, o produto deve ter de 10% a 15% de solvente. O intervalo entre as aplicações é de quatro horas. “O horário mais indicado para pintar é o início da manhã ou o final da tarde. Isso porque o excesso de sol pode acabar queimando a tinta e comprometendo o acabamento”, explica Frederico.

Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/
Da PrimaPagina
Especial para o Terra

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
ORÇAMENTO
× Clique e Fale por WhatsApp