Ícones do design norteiam projeto de interiores de casa em Porto Alegre

Imóvel ganha identidade a partir do uso de cores na decoração
19 de setembro de 2014
Primavera inspira nova decoração aos ambientes
10 de outubro de 2014

Ícones do design norteiam projeto de interiores de casa em Porto Alegre

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nomes como Philippe Starck e Gaetano Pesce ditam o visual dos ambientes

Esta casa tem quatro moradores. Mas muitos nomes fazem parte da rotina em seus cômodos. Após uma reforma que modernizou os traços da construção da década de 1980, artistas como Ado Malagoli e Juarez Machado e designers renomados como Philippe Starck e Gaetano Pesce ditam o visual respectivamente das paredes e dos móveis. Sempre a postos para um dia a dia sem melindres, onde as duas filhas pequenas brincam à vontade pelos espaços, arte e design ganharam uma base neutra para serem destacados sem concorrência.

– Escolhemos poucas estampas, e as paredes são todas brancas para que a cor dos quadros e as formas marcantes dos móveis sejam a identidade predominante – afirma Cássia Kroeff, que assina o projeto de interiores com os sócios Raul Pêgas e Rosana Helena Costa, do escritório Raul Pêgas Arquitetos.

Leia mais sobre arquitetura

As madeiras falquejadas e o piso de travertino seguem intactos – este apenas com a troca dos antigos tozetos marrons por mármore branco. Todas as demais aberturas, com superfícies mais lisas, foram pintadas de branco para acompanhar a nova proposta contemporânea.

O projeto de iluminação, realizado pela luminotécnica Sandra Thomé, primou pelo conceito minimalista, com embutidos com difusor recuado, e pendentes apenas no jantar.

– As luminárias embutidas são com lâmpadas de LEDs integradas a um sistema de automação. Há uma grande variedade de circuitos que proporcionam vários cenários – explica Sandra.

Dois setores foram destinados à área social. No pavimento térreo, sala de jantar, estar com sofás com capas de sarja branca, escritório e recantos secundários com poltronas são os mais usados, distribuídos em 148 metros quadrados.

No que seria um subsolo, no acesso ao jardim com paisagismo do escritório Tellini Vontobel, o mix de gourmeteria, de 40 metros quadrados, com adega compõe a proposta para receber convidados. Por lá, os anfitriões são, novamente, a família e mais peças de design assinado e obras de arte.

Confira imagens da casa:

Entre o chumbo e o branco

Duas cores se impõem na suíte do casal. Enquanto no dormitório o cinza-chumbo promove efeito monocromático, no banheiro é o branco que comanda o estilo. Porém, a ausência de contrastes na paleta não significa falta de estímulos: nos volumes e nas texturas, o conforto é o resultado que fica claro desde o primeiro olhar na proposta dos profissionais do escritório Raul Pêgas Arquitetos.

O piso vinílico com visual de madeira angelim é a base para o espaço com paredes vestidas de tecido de seda e porcelanato com formas geométricas. Entre mais quadros e iluminação pontual, o aconchego tem um reforço imponente. A beira do Guaíba pode ser contemplada a partir da cama. Assim como os demais ambientes da casa, a suíte é aquecida por calefação, mas não dispensa recursos que unem forma e função, como o tapete sintético. Preto surge em doses homeopáticas.

– A cabeceira é um dos xodós do trabalho. É como se abraçasse a cama – conta Cássia Kroeff.

Praticamente integrado ao visual externo, o banheiro é um mix de descanso e praticidade. E traz a mesma proposta de tom único, neste caso o branco, no mármore e na laca alto-brilho. Espelhos e metais incluem reflexos extras ao projeto.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
ORÇAMENTO
× Clique e Fale por WhatsApp