Aprenda a manter os seus estofados sempre novos com dicas fáceis e práticas

Salada de maçã, cenoura e repolho
19 de julho de 2014
home_decor_zoombox3
Conheça os segredos do cultivo de rosas
2 de agosto de 2014

Aprenda a manter os seus estofados sempre novos com dicas fáceis e práticas

home_decor_zoombox_1
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Eles são muito requisitados e, até, queridos: sofás confortáveis podem ser os melhores companheiros para uma noite de filme (ou novela) e pipoca ou um fim de semana de casa cheia, com uma animada reunião de amigos. Essenciais a uma boa sala, os estofados precisam de manutenção adequada e periódica. O UOL Casa e Decoração reuniu dicas para você deixar o seu com a aparência sempre nova, seja ele de tecido ou couro. Acompanhe as recomendações fornecidas por José Carlos Larocca, presidente do Sindicato das Lavanderias, e Luciana Vieira, gerente de marketing da Regatta Casa.

Uma boa escovação faz parte dos cuidados diários de qualquer estofado, seja ele de linho, como o da foto, ou de camurça, sarja, algodão e seda. Para executá-la sem danificar as fibras, use uma escova de pelos macios. A ferramenta não só remove o pó, como penteia os fios do tecido, avivando suas tramas e cores.

Para a limpeza rotineira dos estofados, especialmente os de tecido (linho, camurça, sarja ou algodão), o aspirador é indicado, pois possui uma série de acessórios que ajudam a retirar o pó acumulado e, ainda, a escovar os fios.

Se uma limpeza ainda mais profunda for necessária, use um pano branco umedecido com solução de água e algumas gotas de álcool ou de detergente neutro. Deixe o pano pouco úmido, quase seco, e passe-o por toda a extensão do sofá ou poltrona com movimentos delicados e circulares.

Caso a limpeza seja localizada, por conta, por exemplo, do derramamento de alguma substância, retire o excesso do líquido com papel toalha. Na sequência, limpe a área com o auxílio de um pano levemente umedecido pela solução de água e algumas gotas de álcool ou detergente neutro. No exemplo da foto, a mancha foi em uma das almofadas do sofá. É importante limpar a área como um todo, para minimizar o risco de deixar uma marca no estofado.

Se o seu sofá, suas cadeiras ou mesmo algumas almofadas forem de seda, tenha mais cuidado ao fazer a manutenção, pois o tecido é muito delicado. A escovação é a forma mais indicada de limpeza, tanto a manual quanto com o auxílio do aspirador. Em caso de acidente, apenas tire o excesso da substância com papel toalha e procure uma empresa especializada em limpeza de estofados para remover a mancha.

A manutenção do estofado de couro é realizada apenas com um pano seco ou, se necessário, umedecido com solução de água e algumas gotas de álcool. Ao contrário do que muita gente imagina, não se deve passar silicone nem cera sobre a superfície, pois o couro para decoração já vem hidratado. Para remover o pó que se acumula nos vãos use um aspirador.

As camurças naturais ou artificiais (ou o suede) ficam muito mais bonitas se penteadas rotineiramente, seja com a escova macia, seja com o aspirador, sempre com a ponta de pelos. Em caso de acidente, também é recomendável absorver o líquido com papel toalha e encaminhar o móvel para uma empresa especializada. Soluções caseiras podem não só desgastar o revestimento, como manchar ainda mais o tecido.

Em qualquer tipo de tecido assim como na camurça, é possível eliminar manchas de gordura usando talco e escova. O procedimento é muito simples: despeje o pó sobre a mancha até que a substância que a constitui seja totalmente absorvida. Então, tire o pó usando a ferramenta.

Fonte: Leonardo Soares/ UOL

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
ORÇAMENTO
× Clique e Fale por WhatsApp