A cortina ideal para sua Casa

Caixotes de madeira na decoração
1 de agosto de 2013
HOME OFFICE: COMO MONTAR O SEU?
18 de outubro de 2013

A cortina ideal para sua Casa

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Você escolheu o piso, as cores das paredes e os móveis para deixar a casa com o seu estilo. Chega a vez, então, de detalhes como tapetes, almofadas, objetos de mesa e aparador, além de tantas outras peças que compõem o visual dos ambientes. Mas ainda falta algo para dar aquele toque final à sala e aos quartos: a cortina.

Mais do que um objeto decorativo, ela tem a função de proteger o espaço da luz exterior e dar privacidade às pessoas da casa. Por isso, pense primeiro nas suas necessidades antes de visitar qualquer loja.

“Se você quer escurecer um cômodo, e as suas janelas não têm venezianas, um modelo com material mais grosso ou blecaute, que impede a passagem da claridade, é o indicado”, afirma Paula Coussirat, dona da loja Duetto Decorações, especializada em cortinas e persianas. “Mas se o objetivo é iluminar e dar um ar mais suave para a decoração, prefira as leves”, completa.

Dica: uma dúvida que muitos vendedores têm de esclarecer refere-se ao comprimento ideal. A distância entre a barra e o piso deve ser de 1 cm.

Modelos e variedades

Hoje existem diversas especificações, modelos e estilos de cortinas e persianas. Para te ajudar a escolher, fizemos um guia com os principais tipos à venda e as suas indicações de uso.

Cortina de seda, com sanca.

1. Artesanais

São cortinas tradicionais, de tecido, e podem ser divididas entre leves (de voile ou seda) e pesadas (como as de camurça). Também se diferenciam dos demais tipos pela estrutura e pela forma como são penduradas:

Trilho: o tecido desliza por meio de rodízios costurados na parte superior da cortina. Esse modelo pode ter mais de uma camada, permitindo a mistura de materiais, como tecidos leves e blecautes.
Varão: estrutura sustentada por suportes fixados no teto ou na parede, normalmente de madeira ou metal. Por ficar aparente, o varão também compõe a decoração.
Sanca: é fixada no teto e tem a função de esconder o trilho ou o varão. Pode ser feita de madeira, plástico, gesso ou metal.

2. Industrializadas

A variedade é ainda maior entre os modelos produzidos em grande escala por indústrias especializadas. “Atualmente, essas são as cortinas mais vendidas, sobretudo pela praticidade e pelas inúmeras opções de modelos”, diz a arquiteta e designer de interiores Andrea Pontes. Estas são as principais:

Persianas: possuem lâminas (presas por cordões) que se movimentam vertical ou horizontalmente, indicadas para ambientes mais sóbrios ou corporativos. Apesar de o termo ser usado de modo genérico, Paula afirma que devem ser chamadas dessa forma somente as variedades feitas de alumínio ou de lâminas de madeira.
Cortina romana em tela.

Silhouette: funciona como as persianas, mas é de tecido. Especialistas a recomendam para diminuir a luminosidade do ambiente e dar mais privacidade às pessoas da casa.
Romana: é estruturada com varetas e se fecha em camadas. “Pode ser montada com vários tecidos e usada em qualquer ambiente da casa, uma que vez que permite fazer mais combinações”, afirma Andrea.

Rolô: o seu mecanismo permite que a cortina seja desenrolada e enrolada quando fica oculta na sanca ou atrás do varão. “É muito usada com tecido blecaute para o escurecimento total do espaço. Por isso, predomina em salas de home theater e em quartos”, ressalta a arquiteta.

Cortina celular: abre e fecha verticalmente, em forma de colmeias. Pode ser feita com blecaute ou outros materiais mais leves.

Cortina em painel: geralmente em lona ou sarja, esse modelo se movimenta sobre trilhos de forma horizontal. Ideal para ambientes amplos.

Cortina rolô blecaute combinada com tradicional, em gaze de linho.

Com todas essas opções à disposição, o difícil é decidir entre uma delas. Independentemente da escolha, é importante tentar harmonizar a sua necessidade com o estilo da decoração. “Além dos muitos modelos, há acessórios, como xales e pingentes, para compor as mais diversas combinações”, finaliza Paula.

Fonte: http://www.portalvital.com/sua-casa 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
ORÇAMENTO
× Clique e Fale por WhatsApp